Aconteceu na manhã deste dia 5 de maio a I FEIRA E EXPOSIÇÃO DE ARTESANATO DE CONCEIÇÃO, que reuniu cerca de 30 artesãos e costureiras deste Município, com o objetivo de mostrar e vender os produtos confeccionados por estes trabalhadores.

A Feira foi uma idealização do Secretário Executivo de Cultura de Conceição, o professor e psicólogo Fidelis Mangueira e da Professora Valda Soares, que deu início a Associação das Costureiras e Artesãos de Conceição.

Tudo começou a partir do momento que Fidelis propôs pelo seu facebook a realização de uma feira de artesanato em Conceição, já que ele percebia uma grande quantidade de artesãos espalhados pela cidade, que viviam no anonimato e sem uma organização. Daí surgiu a idéia da feira, que casou com a idéia da associação que já estava sendo criada.

Os artesãos se reuniram, formaram a associação e decidiram tomar a iniciativa de fazer a feira, com a cara e coragem, e contaram com o apoio da Prefeitura de Conceição, na pessoa do Prefeito Nilson Lacerda, do Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Guilherme Vieira, e do Secretário Executivo de Cultura, Esporte e Lazer, Fidelis Mangueira, que foi um braço forte neste projeto. Quem também incentivou muito e apoiou foi o ex-vereador Jundívio Lacerda.

A feira reuniu os mais diversos artesãos: pintores, bordadeiras, costureiras, pessoas que fazem biscuit, flores, choche, tricô, etc. Cerca de 2 mil pessoas visitaram a feira em uma manhã, e com isto os artesãos venderam bastante, receberam encomendas e mostraram seus produtos artesanais. Todas as pessoas que passaram pelo local elogiaram a qualidade dos produtos expostos, e diziam que nem sabiam que isto era feito em Conceição.

Quem também apoiou a Feira foi a comerciante Norma Tavares, que cedeu as mesas para a feira. A Prefeitura de Conceição cedeu o local para a realização da feira e 5 tendas. A Rádio Educadora de Conceição e Portal Conceição Verdade apoiaram fazendo a divulgação.

Algumas autoridades também visitaram a feira, como o Pároco de Conceição, Padre Francisco Milton, o Vigário Paroquial Padre Narciso, os Vereadores Luís Paulino Neto e Thalita Menezes e o Secretário de Cultura Guilherme Vieira e Secretário Executivo José Ivan Juca. Fidelis Mangueira, Secretário Executivo de Cultura, Esporte e Lazer estiveram o tempo todo presente, pois fazia parte da coordenação da feira.

Esta feira acontecerá uma fez por mês, sempre no primeiro sábado de cada mês no calçadão. Todos os artesãos e costureiras de Conceição estão convidados a partir da feira e da associação, sem nenhum custo, mas é preciso se associar.

O sonho dos artesãos é de conseguir um local permanente para abrir uma loja de artesanato e uma sede para associação, que serviria também para oferecer cursos para quem quiser aprender a fazer algo. Outro sonho é o Mercado de Artesanato de Conceição e que a feira seja municipalizada.

Os artesãos ressaltam que a feira foi uma iniciativa e organização da Associação das Costureiras e Artesãos de Conceição, sem nenhuma conotação politica ou religiosa, e espera contar com o apoio de todos os segmentos da sociedade, como o governo municipal, estadual, federal e empresas.

Os interessados em participar da feira de artesanato e da associação dos artesãos podem entrar em contato com Fidelis Mangueira pelo fone/ zap 83-99641-6222 e com Valda Soares – 99666-3349.

 

CONFIRA AS FOTOS: CLIQUE AQUI

 

Da redação – Fidelis Mangueira | Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.