Agentes de Endemias, através da Secretaria de Saúde da cidade de Conceição, realizaram no sítio Brito, nesta quarta-feira (31), capturas de cachorros para testes e vacinas contra a leishmaniose, além de dedetização de imóveis situados na localidade. A ação visa prevenir que a doença se alastre, tornando-se uma epidemia. O calazar é uma das mais perigosas doenças tropicais negligenciadas (DTNs).

De acordo com a Secretária de Saúde do Município, Magnady Lacerda, além da vacinação, através da dedetização dos imóveis, a ação visa também combater o “barbeiro”, principal responsável pela transmissão da doença de Chagas. Segundo a secretária, a investida dos agentes de endemia se estenderá por várias comunidades rurais do município.

Leishmaniose – A leishmaniose é uma das doenças que mais afeta os cães no Brasil. Transmitida pela picada do mosquito palha (Phlebotominae), a enfermidade pode causar problemas dermatológicos (perda de pelos em focinho, orelhas e região dos olhos), crescimento anormal das unhas, emagrecimento progressivo, anorexia, e dependendo das complicações e da evolução do quadro, o animal pode morrer. Muitas vezes, o cão está doente e o proprietário não percebe.

Da redação – Vale do Piancó Notícias
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu comentário

ATENÇÃO: Todo e qualquer comentário publicado na Internet através do Portal Conceição Verdade, não refletem a opinião deste Portal de Notícias.

Acompanhe mais notícias do Conceição Verdade nas redes sociais:
Facebook, Twitter, Youtube e Instagram.
Entre em contato com a redação do Portal Conceição Verdade:
Telefone: (83) 99932-4468
WhatsApp: (83) 98180-8883
E-mail: redacao@conceicaoverdade.com.br